violência doméstica - manual para os media

informar para mudar

28 março 2005

Introdução

O Manual agora apresentado destina-se a ser um auxiliar prático dos profissionais de comunicação social que contactam com o tema da violência doméstica.

Trata-se de uma ferramenta que reflecte o debate feito ao longo de muitos anos nas instâncias internacionais, em particular no seio das Nações Unidas, de onde tem saído abundante bibliografia sobre a questão, com recomendações práticas destinadas a serem levadas a cabo pelos Estados membros da ONU.

Uma das recomendações é fazer com que, através dos meios de comunicação social, se faça uma reflexão sobre o papel das mulheres nas sociedades actuais, de forma a perceber a razão por que são as principais vítimas da violência doméstica.

Elaborado com recurso à experiência e ao trabalho de muitas instituições que têm investigado esta temática, o presente manual “Violência Doméstica, Informar para Mudar” pretende dar um contributo para o trabalho dos jornalistas na área da violência doméstica, sobretudo os mais jovens.

As propostas feitas, destinadas aos diversos media, pretendem ser um pequeno passo para a mudança de uma situação atentatória dos Direitos Humanos de uma parte considerável da população de Portugal.

E porque todos podem contribuir com a sua experiência e conhecimentos, este manual fica disponível para discussão pública alargada neste site
, aguardando os contributos de todos os profissionais de comunicação social.

1 Comments:

  • At 18 outubro, 2005 16:39, Blogger SempreFeministas said…

    Gostava por este meio de dar os meus parabéns por esta iniciatiava.
    somos estudantes de comunicação social, e acreditamos que muito podemos fazer para esta causa agora e quando formos profissionais. Alias no nosso proprio blog alertamos para desigualdades e violência que sofrem ainda muitas mulheres.
    Agradecemos por esta informação e fazeremos tudo o quanto é possivel para divulgá-la.

     

Enviar um comentário

<< Home